Quem é Vanessa Amaral?

11:08:00 da tarde Unknown 0 Comments




O meu nome é Vanessa Amaral, sou uma açoriana nascida e criada na bela cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da Humanidade. Só uma razão muito forte me faria virar as costas a um paraíso e a vontade de abrir os meus horizontes foi o que me fez saltar entre Ponta delgada e Lisboa nos últimos dez anos, à procura de novos desafios a nível profissional e académico, até ter assentado em Lisboa, onde sou alfacinha por mérito desde 2013.

De uma forma ou de outra, considero que sempre fui uma criadora de conteúdo, mesmo sem o saber, ou, pelo menos, sem atribuir um nome ao conceito. Quer se tratasse de escrever guiões, músicas ou até mesmo filmar e editar videos, toda a minha vida procurei aprender sobre as ferramentas e plataformas envolvidas nos processos de produção artística de que mais gostava, por curiosidade e em busca da forma de expressão que mais se pudesse adequar ao que tinha a dizer ao mundo exterior e, por consequência, aperfeiçoando constantemente as minhas capacidades técnicas para o fazer, acrescentando um novo instrumento musical ao meu leque de conhecimentos ou aprendendo html e css para poder implementar a minha própria plataforma de divulgação. Aos 15 anos, chocada, triste, e revoltada com o atentado no Teatro Dubrovka em Moscovo no dia 23 de outubro de 2002, criei a minha primeira página web num impulso urgente de me expressar e dar a conhecer o que tinha acontecido. Este é um exemplo do que me move e motiva, não só a criação, mas também todo o processo de partilha e interacção com o público.

Estive em bandas de rock, liderei uma tuna feminina, co-fundei uma revista digital de música, e participei na elaboração de uma websérie, quando as séries ainda eram quase exclusivamente transmitidas na televisão. Sempre estive proactivamente ligada a actividades de divulgação artístico-cultural.
Quanto à educação, comecei por tirar o curso de Gestão, mas acabei por me especializar em Marketing Digital, depois de já estar a trabalhar na Worten Online como produtora de conteúdos. O meu percurso deve muito pouco ao acaso, sou apaixonada por tecnologia, desde muito cedo. Ainda me lembro da primeira vez que pus os olhos e as mãos no walkman Sony do meu pai ou da euforia com que desembrulhei a minha primeira consola, um Game Boy. A vida nunca mais foi a mesma.

Passo os meus tempos livres a escrever e produzir videos. Em 2016, decidi reativar o meu canal de Youtube pessoal e abrir um novo, onde documento as minhas experiências utilizando um Google Pixel XL e um Galaxy S5, equipamentos que me surpreenderam pela sua qualidade de imagem. Em breve, acrescentarei o Mi Drone ao meu arsenal. A minha paixão por gadgets, em conjunto com o meu interesse por cultura pop,  levou-me a reactivar também o meu blog, onde compilo opiniões sobre séries, filmes, videojogos, tecnologia e música.

Porque quem corre por gosto não cansa, estou, constantemente, à procura de novas aventuras que possam saciar esta vontade inata e quase primitiva de partilhar ideias com o mundo.

0 comentários: